Vermelho salgado*

Philippe Croizon

(SE TOPAR, CLIQUE NO VÍDEO ABAIXO PARA LER COM TRILHA SONORA)

“Mar Vermelho” está em músicas – talvez centenas delas –, como a homônima de Erasmo Carlos, um roquenrrol bem legal, e outras menos conhecidas (ou não), como “Hino da Vitória”, da cantora e pastora Cassiane, que figura entre recordistas em vendas de discos gospel. Ou em “Mar Vermelho”, de Xano Cigano, cantor cigano de Portugal. “Mar Vermelho” está em livros, cinema, animação (é o caso de “Lendas do Mar Vermelho”, feita por alunos da UFMG), em poesias, quadros e outras obras de arte. “Mar Vermelho” está nas novelas e nas aulas de geografia.

Está lá, fisicamente, entre Arábia Saudita, Djibuti, Egito, Eritreia, Iêmen, Israel, Jordânia e Sudão. É no Mar Vermelho que brilha o peixe borboleta e, junto com ele, milhares de espécies de invertebrados, centenas de corais e pelo menos 300 tipos de tubarões. São quase dois mil quilômetros de comprimento e 300 de largura. O mar mais salgado do mundo, com aproximadamente 40% de salinidade.

Salgado também podem ser os preços para os turistas. Mas isso depende do tamanho do bolso de cada um. Palco de naufrágios e guerras, o Mar Vermelho é alvo de quem gosta de viajar. Oferece aos visitantes riquezas em cultura e bem-estar. Região de cruzeiros e mergulho. Novidades recentes por lá são os hotéis “secos”, sem álcool. Isso mesmo, se você gosta de uma birita é melhor se informar bem para não ficar na mão na hora H.

Há também quem protagonize façanhas marcantes por lá. Foi isso que fez, em 2012, o francês Philippe Croizon – que não tem braços e pernas. Ele cruzou o Mar Vermelho nadando do Egito até a Jordânia. Dê uma olhada no mapa para entender o tamanho do abacaxi.

Mas quem se destacou mesmo na região foi Moisés. De acordo com textos bíblicos, liderando o povo judeu que fugia do Egito e dos exércitos do faraó rumo à “terra prometida”, Moisés guiou o povo pelo deserto durante décadas, algo que começou quando ele abriu o Mar Vermelho para o povo passar.

Há quem não acredite nisso, mas pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos e da Universidade do Colorado mostraram anos atrás que o fato descrito na Bíblia pode ter acontecido. Pesquise no Google para saber mais. Só cuidado para não cair nas notícias de Mar Vermelho que fica no Brasil, cidade lá do Alagoas.

(por Mauro)

Foto: Reprodução/Facebook Philippe Croizon

* Texto publicado anteriormente na revista Sans Nom

Somos um grupo secreto. Nosso objetivo é, secretamente, contribuir para fazer do mundo um lugar melhor. Somos todos personagens alter-egos do jornalista Rodrigo Rezende e mais algumas coisas. Para falar com ele, mande um e-mail para papelvegetall@hotmail.com

Anúncios

Um comentário sobre “Vermelho salgado*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s