A palhaça dos 20 dedos

clown

Ela era um palhaço. Uma palhaça.

Ela tinha cinco dedos lindos em cada pé, mais cinco dedos lindos em cada mão.

Ela batia no saco de bater com a luva errada, 2 OZ, quase aquela de andar de bicicleta. Batia só para descontar a raiva, mas deixava a mão de moça toda vermelha. Igualzinho ao narizinho.

Ela usava um nariz vermelho e meias com espaços para cada um dos dedos. Eram coloridas, com todas as cores do mundo.

Ela tinha uma existência que me interessava. E olha que eu tenho medo de palhaços. Um já me perseguiu na praça, eu corri, caí, mas ele passou reto – ou seja, aquele palhaço assassino corria era atrás de outra pessoa. E aquele palhaço que me pegou no colo, no circo? Tenho pesadelos com ele até hoje.

Ela, apesar de tudo, fazia-me esquecer. Até mesmo do Charles, o palhaço do nariz preto, das noites tristes de poesia gótica. Essa palhaça tinha o sorriso de Deus.

Ela era engraçada, usava vestidinho de bolinha, babadinhos nos ombros e uma flor no peito e um laçinho no cabelo. Tudo da mesma cor vermelha. Mas as meias eram coloridas, com todas as cores do mundo.

Ela também ouvia New Order. Só podia, aquele sorriso entregava. E divertia crianças e velhos e tentava salvar motoristas de corações endurecidos nos semáforos.

Ela era uma palhaça muito olhuda. Olhos que pareciam o Atlântico todo. E tinha bolinhas vermelhas nas orelhas, que brilhavam pra mim.

(bilhete encontrado por Mauro no metrô)

Foto: Rogério Tessari

Somos um grupo secreto. Nosso objetivo é, secretamente, contribuir para fazer do mundo um lugar melhor. Somos todos personagens alter-egos do jornalista Rodrigo Rezende e mais algumas coisas. Para falar com ele, mande um e-mail para papelvegetall@hotmail.com

3 comentários sobre “A palhaça dos 20 dedos

Deixe um comentário

