Duas caras

sorriso

Esse é apenas um ponto de vista racional. Fique tranquilo governador de São Paulo, pois não se trata de política. Por favor, me poupe do cassetete. Presidenta, não arranque os cabelos, isso também não é um golpe. Defensores dos animais, vegetarianos e donos de churrascaria, não atirem pedras nem tentem invadir o gramado. Estou aqui em missão de paz. Trata-se apenas de um ponto de vista, um ponto de vista racional.

E insisto no tema: defender animais e comê-los não combina. Quem o faz tem de suportar a crítica, construtiva neste caso. Pura falta de nexo, de lógica. É racional.

Até mandei Mirtes embora, minha sobrinha patricinha. Coitada, ela não entenderia e, certamente, minha reflexão seria interrompida.

Vamos trabalhar com o exemplo básico. Há pessoas que defendem os cães e os gatos com unhas e dentes. Existem outras que apontam como crime contra a liberdade o aprisionamento de pássaros em gaiolas. E por aí vai. Só que, vejam bem, governador, presidenta, vegetarianos, donos de churrascaria e a galera em geral, o mesmo cidadão que faz isso come carne.

Muitos dizem que o animal que morre para ser devorado nas nossas mesas não sofre. Esses defendem a causa, alegando que existe um processo bom para a morte deles. Balela, vamos combinar.

Quem decidiu que alguns animais podem virar bife e outros não? Onde essa lei está escrita?

Sei de que minha voz aqui, talvez, seja como um inaudível SOS. Emitido daqui mesmo, do planeta Terra, com destino ao próprio mundo. Mas insisto.

Não estou dizendo que temos de comer ou não os animais. Nem avaliando se devemos defendê-los, amá-los ou não. Estou apenas fazendo um recorte, selecionando uma cena para análise e debate.

É racional identificar o paradoxo. E no exercício da contradição, as pessoas correm o risco, na minha mais doce palavra, de afogarem-se na hipocrisia. Ou, melhor ainda, na falsa moralidade.

(por tia Antônia)

Foto: Pam Boyd

 

Somos um grupo secreto. Nosso objetivo é, secretamente, contribuir para fazer do mundo um lugar melhor. Somos todos personagens alter-egos do jornalista Rodrigo Rezende e mais algumas coisas. Para falar com ele, mande um e-mail para papelvegetall@hotmail.com

6 comentários sobre “Duas caras

  1. Caralho aii sim hein! Pior são aqueles que não comem carne mas não se importam de comer peixe ‘-‘

    Mas o melhor esta na parte “Quem decide que o animal vive para virar Bife” não é apenas uma questão de “Matadouro racional” é uma questão de ir contra a natureza, transformar os animais em consumo! E ao mesmo tempo permitir que exista a Fome…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Um direto bem no queixo. Sou dessas que acho um absurdo torturar e matar cães, gatos e nisso incluem-se também vários outros bichos, nem documentários de vida selvagem assisto pois não gosto de ver animais indefesos sendo devorados. Peles, então? Já chorei assistindo alguns vídeos. Cachorros amarrados na China como uma galinha dóem meu coração. Mas ainda como carne. Tá certo que não como mais carne de porco, salsicha e nunca gostei de miúdos de bicho algum. Mas ainda como carne de boi e de frango 😦
    Eu ando meio enjoada de carne, mas em outros momentos adoro um hamburgão com molho gourmet ou um estrogonoff. É foda, eu sei.
    Mas sinto que um dia vou parar de comer carne. Mas ainda tem os derivados de leite, porque nem leite eu bebo no cotidiano. Mas e os queijos que tanto gosto?
    O Brasil deveria investir mais em comida orgânica e baratear os custos desses alimentos naturais, que são MUITO caros. Tipo, queijos sem leite e afins.
    Só que a Friboi como ficaria? E o governo sem o dinheiro da Friboi?
    Carne confiável compra o mundo sem muito esforço.

    Belo post.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

