Conheça os ameaçados da Terra

arara-azul (2)

Nada é para sempre. Nada se cria, tudo se transforma. Frases como essas assustam, mas parece que é isso mesmo: na Terra é assim. E tudo pode ter um lado negativo e um positivo. O duro é encontrar o lado positivo quando falamos de animais e plantas que podem desaparecer para sempre. O Brasil tem 3.286 espécies ameaçadas de fauna e flora, segundo a ONG WWF-Brasil.

A organização diz que, de acordo com dados oficiais do País, são 698 espécies ameaçadas de animais terrestres. Destes, 165 estão na categoria mais grave: “criticamente em perigo”, com altíssimo risco de extinção – o que representa 27% de todas as espécies analisadas. Entre os animais aquáticos e marinhos, são 475 espécies que correm perigo. Deste grupo, 153 estão no estado crítico.

No time das plantas, segundo a ONG, as listas oficiais somam 2.113 espécies ameaçadas, sendo que 467 estão na situação grave, no vermelho total.

Por outro lado, a ONG traz boas notícias. E como elas fazem falta nos dias de hoje. A WWF destaca que cerca de 300 espécies que estavam nas listas anteriores deixaram de constar nas listas atualmente em vigor – entre elas, 88 animais terrestres, 82 aquáticos e 89 plantas.

Conheça aqui as listas de fauna e flora ameaçadas no Brasil  disponibilizadas pelo Ministério do Meio Ambiente.

(por Bárbara)

Foto: Paulo Buzzetti

 

Somos um grupo secreto. Nosso objetivo é, secretamente, contribuir para fazer do mundo um lugar melhor. Somos todos personagens alter-egos do jornalista Rodrigo Rezende e mais algumas coisas. Para falar com ele, mande um e-mail para papelvegetall@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s