Milhares de professores sem faculdade: Brasil

professores-MarcosSantos

Quarenta por cento dos professores no Brasil não têm formação adequada. Essa é a realidade que a repórter Mariana Tokarnia, da Agência Brasil, mostrou entre as tantas pautas no dia 28 de março. Não importa se saiu nos jornais, se as rádios deram, se os portais de informação disseminaram por meio da internet. A gente já esqueceu, é notícia velha. Mas pensa bem. Vamos repetir, e ajustar: quase 40% dos professores no Brasil não têm formação adequada. E o pior: mais de 90 mil posições de professores são ocupadas por pessoas que não têm formação superior. Isso, sem faculdade. Eis a matéria da Mariana (parte dela na verdade), publicada no site EBC:

Nas escolas públicas do Brasil, 200.816 professores dão aulas em disciplinas nas quais não são formados. Isso equivale a 38,7% do total de 518.313 professores na rede. Os dados estão no Censo Escolar de 2015. Os números foram divulgados no dia 28 de março pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante.

Em alguns casos, um mesmo professor dá aula em mais de uma disciplina para a qual não tem formação. Com isso, o número daqueles que dão aula com formação inadequada sobe para 374.829, o que equivale a 52,8% do total de 709.546 posições ocupadas por professores.

Na outra ponta, 334.717 mil posições, 47,2%, são ocupadas por docentes com a formação ideal, ou seja, com licenciatura ou bacharelado com complementação pedagógica na mesma disciplina que lecionam. Mais 90.204 (12,7%) posições são ocupadas por professores que não têm sequer formação superior.

(por Bárbara)

 Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

Somos um grupo secreto. Nosso objetivo é, secretamente, contribuir para fazer do mundo um lugar melhor. Somos todos personagens alter-egos do jornalista Rodrigo Rezende e mais algumas coisas. Para falar com ele, mande um e-mail para papelvegetall@hotmail.com

Anúncios

2 comentários sobre “Milhares de professores sem faculdade: Brasil

  1. Por aqui, em Portugal, podemos ter muitos defeitos, mas é impossível alguém exercer sem ter curso superior , A não ser que vá forjando o diploma, caso contrário, impossível. Valha-nos isso. Mas, temos também alguns profissionais que, apesar da formação adequada, numa sala de aula, não fazem um trabalho meritório. Como em todas as profissões, aliás.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s