Relações étnico-raciais sobre crivo da psicologia

alessandro-usp

Pesquisa conduzida pelo psicólogo Alessandro de Oliveira dos Santos, professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, aborda as relações étnico-raciais no âmbito da psicologia. O trabalho “Atuação do psicólogo no tema das relações étnico-raciais: um estudo na Região Metropolitana de São Paulo” recebeu apoio da Fapesp por meio do programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

“Minha familiaridade com o tema começou, por assim dizer, ao nível da pele, porque, em meus anos de estudo universitário, fui um estudante negro em uma classe de professores brancos. E, agora, sou um professor negro em uma classe de alunos brancos”, disse Santos à Agência FAPESP.

Seu estudo desenvolveu-se segundo três eixos temáticos: história do pensamento psicológico brasileiro sobre as relações étnico-raciais; inserção do tema das relações étnico-raciais no currículo e pesquisa sobre as concepções de professores e alunos acerca de raça e etnia, diferenças e desigualdades; e atuação dos psicólogos quanto às relações étnico-raciais.

“Os psicólogos clínicos precisam lidar com sua própria racialidade, na maioria das vezes, com sua branquitude, já que temos uma grande maioria de psicólogos brancos”, diz o pesquisador. “Os psicólogos organizacionais se deparam com o fato nu e cru de que, a despeito da legislação, raça continua a ser um dado importante na decisão de contratação ou não contratação de funcionários pelas empresas e os psicólogos dos serviços de atendimento à saúde devem lidar com questões de saúde que são específicas para os diferentes segmentos da população: brancos, negros, indígenas, asiáticos”, completa.

Saiba mais aqui. E veja o vídeo abaixo:

(Por Bárbara)

Foto: Reprodução/ Youtube

Somos um grupo secreto. Nosso objetivo é, secretamente, contribuir para fazer do mundo um lugar melhor. Somos todos personagens alter-egos do jornalista Rodrigo Rezende e mais algumas coisas. Para falar com ele, mande um e-mail para papelvegetall@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s